Segunda, 05 Agosto 2019 12:56

Campanha de vacinação antirrábica prevê imunizar mais de 3.700 animais

AntirrabicaA Campanha de Vacinação Antirrábica na região urbana de Chapada dos Guimarães começa nesta segunda-feira (5), e segue até 13 de setembro. Neste período, os agentes da Vigilância em Saúde devem vacinar cerca de 3.700 animais, incluindo os da zona rural que já foram vacinados.

Os agentes vão atender a população em Postos de Saúde da Família (PSF), conforme o seguinte cronograma:Olho D’Água I e II, do dia 05 a 16 de agosto, Centro, de 19 a 30 de agosto, Aldeia Velha, de 02 a 06 de setembro, Santa Cruz, de 09 a 13 de setembro.

O Dia D da campanha será dia 17 de agosto, nos PSF’s do Centro e Olho D’Água. Em cada PSF terão duas equipes das 08h às 17h, disponíveis para vacinar cães e gatos.

Não é obrigatório que o animal tenha algum documento pra ser vacinado, porém se tiver, é importante levar.

Mais de 30 pontos da cidade devem ser atendidos, para garantir a imunização de todos os animais. Cerca de 1.600 animais já foram imunizados.

A vacina contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade. Os cães devem ser levados em guias e coleiras e os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais.

A raiva é transmitida por meio de vírus. A enfermidade, quando acomete os animais, é quase sempre fatal. A doença atinge também os humanos que têm contato com a saliva do bicho infectado.